EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CARIMBO DE BATATA
Aula: 10/04/2013
Ferramenta utilizada: Artes plásticas_ gravura
Horário: 13:30 / 16:30 h
Data das atividades:
12/04 - Sensibilização ecológica, informes e encaminhamentos.
17/04 - Confecção de carimbos e gravações em tecido e papel.
Objetivo: Confeccionar carimbos para decorar invólucros de pega mosquitos.
12/04 - Sensibilização ecológica, informes e encaminhamentos.
17/04 - Confecção de carimbos e gravações em tecido e papel.
Objetivo: Confeccionar carimbos para decorar invólucros de pega mosquitos.
Técnica: estamparia artesanal.
CARIMBO DE BATATA
A arte brota de onde menos se espera. O pintor italiano Michelangelo, por exemplo, dizia que, ao olhar para um bloco de mármore, já era capaz de enxergar nele a escultura pronta. Seu dever era apenas libertá-la dali. Pra quem não é gênio nem profissional, entretanto, mármore e ferramentas especializadas podem dizer pouco. Bem mais divertido seria entalhar, com faca mesmo, algum objeto corriqueiro, baratinho... uma batata. Não se sabe quem foi que, pela primeira vez, viu dentro desse tubérculo um coração, uma estrela ou um bichano. Mas, mesmo sem nenhuma eureka que tenha entrado para a história, um sujeito muito criativo inventou o carimbo de batata. Também não há motivo científico aparente para a precedência desse legume ante outros. Talvez seja por causa de sua consistência adequada ou da abundância em muitas partes do mundo. O fato é que basta bem pouca habilidade para criar essa ferramenta feita para molhar na tinta e decorar aquela velha cortina que o vento sempre balança, quem sabe aquele pijama sem estampas que clama por irreverência. E é só se arriscar uma vez na brincadeira para se sentir um senhor escultor. Quer apostar? Faça como os mestres: pegue uma batata agora mesmo na cozinha e olhe-a fixamente até identificar a criatura que se esconde ali dentro. Daí em diante, é batata. Alguma almofada ou parede branquinha será vítima da sua arte
Você precisa de:
- Batatas cruas;
- 1 faca sem ponta (ou outro objeto cortante adequado para o que vc pretende fazer);
- Cortadores de biscoitos com formatos variados (desses que parecem forminhas) ou improvise / crie sua forma;
- Tinta de tecido, guache ou almofada para carimbos de várias cores;
- Papel para elaborar arte e fazer exercícios;
- Tecido para estampar;
Como fazer:
1. Corte a batata ao meio, no sentido da largura, procurando deixá-la sem ondulações para que a tinta se espalhe uniformemente.
2. Pegue o cortador de biscoitos e afunde-o no centro da batata. A ideia é criar nela uma forma em alto-relevo de 0,5 cm de altura.
3. É hora de usar sua habilidade. Retire o excesso do legume – a porção que fica fora dos limites do cortador – com uma faca sem ponta. Se a idéia é criar um carimbo mais ondulado, use uma faca de serra. Se quiser um desenho liso, vá de faca normal.
4. Agora remova o cortador e aplique a tinta. A textura da batata funciona bem com guache, tinta para tecido e a própria almofada para carimbos, tudo depende do efeito pretendido.
Ouse alternando diferentes estilos de corte (com e sem serra) e tintas disponíveis. Quando ficar craque, tente esculpir os próprios desenhos, sem a ajuda dos cortadores de biscoito.
Fonte:
<Acesso em: 12/04/2013> http://revistasorria.com.br/site/edicao/carimbo-de-batata.php
Aula: 10/04/2013
PEGA MOSQUITOS
|
0 comentários: sobre COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE
Postar um comentário para COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE